carregando...

Notícias

RELEMBRANDO LIXO EXTRAORDINÁRIO.

14.11.2015

O documentário Lixo Extraordinário realizado pela O2 entre 2007 e 2009, em co-produção com Almega Projects, acompanha o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho na periferia do Rio de Janeiro, antes de sua reformulação. O filme focaliza um grupo de catadores de materiais recicláveis, seu trabalho, valorizando sua digndade e expondo o desespero de imaginarem suas vidas fora daquele ambiente que é o seu ganha-pão.

spece

lixo extraordinario baixa

spece

spece

spece

É oportuno relembrar o documentário e rever a importância do trabalho dos catadores

de lixo reciclável no momento em que são divulgados na mídia os dados que o Brasil reciclou em 2014 289,5 mil toneladas de latas de alumínio, atingindo o índice de 98,4% de material recuperado. Segundo os dados da Associação Brasileira de Alumínio e da Associação Brasileira de Fabricantes de Latas, foram reciclados só ano passado 22,9 bilhões de embalagens, o que corresponde a 62,7 milhões por dia ou 2,6 milhões por hora*. Aos catadores, devemos respeito e agradecimentos.


Lixo Extraordinário, dirigido por Lucy Walker e João Jardim, foi indicado para o Oscar de melhor documentário em 2011, e premiado nos festivais de Berlim, Sundance e Dallas.

 

Clique aqui parar assistir ao trailer.


*esses dados foram divulgados em 05/11 pelo jornal Monitor Mercantil.

Fonte: http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=177229